Sobre a psicanálise
A psicanálise é um campo de atuação clínica que surge no século XIX como uma nova forma de pensar a mente: ela investiga o inconsciente. Sigmund Freud, seu fundador, inaugurou o uso da técnica da associação livre, incentivando que seus pacientes pudessem falar o que viesse à cabeça, sem amarras ou medos de pré-julgamentos. A psicanálise é reconhecida historicamente como “a cura pela fala”, pois é na fala onde o sujeito do inconsciente se manifesta, através de atos falhos, chistes, esquecimentos, relatos de sonhos, etc e pode, através, elaborar suas questões psíquicas e emocionais.

​
Esses e outros mecanismos de defesa podem ser escutados pelo analista. A transferência (que é o motivo pela qual você me escolhe como sua psicanalista), também é uma escolha inconsciente. E é somente através dessa escolha que você poderá trilhar um percurso que possa atenuar seu sofrimento e reconstruir novas narrativas sobre seus conflitos pessoais.
​
De modo geral, a psicanálise é uma forma de dar voz à dor e o sofrimento humano. Aqui, você falará livremente e por isso a psicanálise se baseia na escuta daquilo que está nas entrelinhas do que a gente fala, porque é somente aí, escutando o que você tem pra dizer, que podemos fazer uma psicanálise.